quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BRINQUEDOS X DEFICIÊNCIA


BRINQUEDOS X DEFICIÊNCIA


Os brinquedos são sem dúvidas o principal instrumento de aprendizado das crianças, mas sabemos que o brinquedo sem uma estimulação adequada se torna apenas um brinquedo.

Muitos pais de criança especial vão as lojas a procura de brinquedos especiais ou brinquedos para crianças portadoras de determinadas deficiências. O que percebemos é que esse tipo de brinquedo não existe, pois antes de escolhermos o brinquedo devemos primeiramente pensar nas habilidades que a criança tem para tal instrumento. O brinquedo adequado torna-se um recurso importantíssimo no desenvolvimento e na formação da criança, pois aprender brincando é mais gostoso e fácil. Através do brincar a criança explora seu mundo de imaginação, desenvolve sua criatividade e expõe seus sentimentos. Além disso, o brinquedo certo passa a ser um grande aliado dos pais para ajudar na educação dos filhos.
 " NÃO EXISTE BRINQUEDO ESPECIAL O QUE NA VERDADE EXISTE É A ESCOLHA CERTA DE ACORDO COM AS HABILIDADES DA CRIANÇA, O QUE PODEMOS FAZER TAMBÉM É ADEQUAR O BRINQUEDO PARA A CRIANÇA. EXEMPLO, PODEMOS COMPRAR UMA BONECA PARA UMA CRIANÇA COM BAIXA VISÃO E TROCAR A ROUPA QUE VEM SEMPRE COLORIDA POR UMA ROUPA PRETA E BRANCA UTILIZANDO O CONTRASTE PARA FACILITAR A VISÃO. DENTRE OUTROS EXEMPLOS."

Ao comprar um brinquedo é importante observar a descrição do produto e a faixa etária a que corresponde, pois alguns possuem peças muito pequenas, tornando-se perigoso. Devo pensar se a criança tem habilidade para tal brinquedo, pois ao oferecer um brinquedo a uma criança se ela não consegue brincar com ele pode se tornar frustrante e em vez de motiva-la pode criar certo receio de tentar coisas novas até mesmo em outros aspectos de sua vida fora do brincar.

Para pais com crianças com necessidades especiais uma dica é conversar com profissionais da área da saúde, psicólogos, fisioterapeutas educadores e principalmente com Terapeutas ocupacionais para avaliar as habilidades da criança que vão dar dicas de brinquedos mais adequados de acordo com o proposito de aprendizagem.

Todo brinquedo leva a uma aprendizagem, e como toda aprendizagem pode ser positiva ou negativa. Devemos estar atentos, pois existem brinquedos que desenvolvem experiências negativas no aprendizado das crianças.

Quando os brinquedos não correspondem com as habilidades ou faixa etária dos filhos, em vez de um caráter pedagógico podem ser destrutivo e até mesmo violento.

para solicitar dicas de brinquedos insira um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário