terça-feira, 31 de julho de 2012

CALÇAR SAPATOS DIFERENCIANDO ESQUEDA E DIREITA

DICA PARA A CRIANÇA SABER QUAL É O CHINELO ESQUERDO E DIREITO

COLOCAR ADESIVOS COM A LETRA D DE DIREITO E E PARA ESQUERDO

EXISTEM NO MERCADO VÁRIOS ADESIVOS INCLUSIVE ANTI DERRAPANTES QUE SÃO OTIMOS, SE A CRIANÇA NÃO SABER AS LETRAS PODEM SER COLOCADAS FIGURAS PARA SIMBOLIZAR




    





sexta-feira, 20 de julho de 2012

PNEU ADAPTADO OTIMO RECURSO TERAPEUTICO


Este pneu  adaptado foi uma criação minha para uma criança de 8 anos que possui o diagnostico de paralisia cerebral
Revestimos o interior do pneu com espuma e fizemos decoração de flores nas laterais.
A criança é colocada sentada em postura chamada de borboleta como não possui controle de tronco e equilibrio ela permanecia sentada se apoiando nas laterais do pneu
Nesta posição podemos trabalhar a lateralidade colocando brinquedos no chão onde a criança pode pegar e colocar de um lado para o outro. 

Com a utilização do pneu foi observado que ao colocar a criança sentada em outros ambientes ela  melhorou o equilibrio e o controle de pescoço consideravelmente.

 

ANDADOR ADAPTADO

Este andador foi feito sob medida é indicado tanto para crianças quanto para adolescente, ampliando o repertório de acessibilidade e indepedência. É ideal para pacientes que possuem baixo tonus muscular, não possuem controle de tronco e ou pescoço, ou deficites no equilibrio.
O terapeuta ocupacional pode fazer análise do paciente e indicar o melhor andador, hoje existem vários modelos, cada um com o objetivo de ampliar as habilidades de cada paciente.



quarta-feira, 18 de julho de 2012

ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA 3


As atividades são inumeras o que mais precisamos é de observação das habilidades e criatividade

COORDENAÇÃO MOTORA FINA
>
Enroscar, enrolar, abotoar, amarrar, enfiar, alinhavar;
> Dobrar papéis com criatividade e por imitação;
> Cobrir fundos com papel rasgado e materiais diversos;
> Recortar com tesoura, linhas e formas;
> Pintar procurando respeitar limites;
> Utilizar pincéis;
> Folhear revistas e livros infantis;
> Trabalhar com massinha de modelar;
> Colagem com grãos, papel crepom e barbante;
> Encapar caixas com gibi, jornal, revista ou com coador de café rasgado;
> Porta lápis de palito de sorvete




 colocar a folha a4 e o molde pregada com durex facilitando a atividade



colocando palito no paliteiro


colocando canudinho na lã

ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA ALINHAVO


 

O ALINHAVO É UMA ATIVIDADE QUE REQUER MUITAS HABILIDADES

Noção de dentro fora, direção, coordenação motora, e pode ser trabalhada desde placas com furos grandes onde podemos usar fitas de cetim ou até mesmo um botão, o ideal é observar as habilidades do paciente e oferecer aquela mais adequada.
Com criatividade podemos realizar esta atividade em cestinhos que o paciente tem em casa, ou em telas, confeccionar formatos de objetos, animais ou peças de roupas de E.V.A e fazer furos e passar barbante etc.Sempre pensando em um objetivo concreto esta atividade desenvolve a coordenação motora fina e também auxilia na atividade de enfiar e amarrar o cadaço do tênis.




                                           
Uma atividade bem interessante é fazer pulseirinhas de miçangas.





segunda-feira, 16 de julho de 2012

COLORIR DENTRO DE LIMITES VARIADOS

NESTA ATIVIDADE DE COLORIR COLOCAMOS UM DUREX COLORIDO PARA DELIMITAR O ESPAÇO E O RESULTADO É BEM SATISFATÓRIO.


OUTRAS MANEIRAS DE DELIMITAR ESPAÇO É UTILIZANDO BARBANTES, COLA COLORIDA OU PALITO DE PICOLÉ

























IDADE DO DESENVOLVIMENTO NORMAL DAS A.V.Ds

Escala de Desenvolvimento de AVD's - Atividades da Vida Diária

Higiene
1. Controle esfincter diurno - 2 anos
2. Lava e enxuga partes da mão - 2 anos
3. Pede para ir ao banheiro - 2 anos
4. Lava e enxuga as mãos - 3 anos
5. Controle esfincter noturno - 3 anos
6. Escova os dentes - 4 anos
7. Lava e enxuga o rosto - 4 anos
8. Penteia e escova os cabelos - 6 anos
9. Limpa o nariz - 6 anos
Vestuário
1. Tira a meia - 18 meses
2. Tira o sapato - 2 anos
3. Tira a calça (necessita de ajuda para passar nos quadris) - 2 anos
4. Desabotoa os botões médios da camisa - 3 anos
5. Desamarra o laço - 3 anos
6. Tira a roupa sem fechos - 3 anos
7. Veste cueca /calças - 3 anos
8. Veste meias - 4 anos
9. Abotoa botões grandes de camisa - 4 anos
10. Enfia laço no sapato - 4 anos
11. Veste-se e despe-se com ajuda - 4 anos
12. Abotoa botões tamanho médio - 5 anos
13. Veste-se, exceto pequenas abotoações - 5 anos
14. Amarra sapatos - 6 anos
15. Abotoa botões pequenos - 6 anos

Alimentação
1.Segura a mamadeira com duas mãos - 6 meses
2. Bebe num copo com ajuda - 7 meses
3. Usa os dedos para alimentar-se - 9 meses
4. Bebe num copo sem ajuda - 1 ano e meio
5. Segura a colher - 1 ano
6. Mastiga sozinho - 1 ano
7. Enche a colher com alimento - 1 ano e meio
8. Levanta o copo e bebe bem - 1 ano e meio
9. Segura o copo com uma mão - 2 anos
10. Desembrulha a bala - 2 anos
11. Alimenta-se com colher sozinho - 2 anos
12. Precisa-se um pouco de ajuda na alimentação-brinca com a comida - 2 anos
13. Alimenta-se sozinho - 3 anos
14. Derrama água de jarra para o copo - 3 anos
15. Interressa-se em preparar a mesa - 3 anos
16. Levanta-se da mesa com frequência - 3 anos
17. Alimenta-se com garfo - 4 anos
18. Bebe pelo canudo - 4 anos
19. Fala e come/quase nunca se levanta da mesa - 4 anos
20. Come rapidamente - 5 anos
21. Usa a faca para cortar alimento - 6 anos

SUGESTÃO DE ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA 2

ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA.

ATIVIDADES COM  LEGO
ESTE ENVOLVE COORDENAÇÃO MOTORA, NOÇÃO DE DENTRO FORA , PEÇAS MENORES E MAIORES, IDENTIFICAÇÃO DE CORES.



PASSAR COLA COLORIDO OU TINTA SOBRE UMA LETRA JÁ TRAÇADA EM CASO DE DIFICULDADE É SEMPRE BOM PREGAR O PAPEL COM DUREX PARA OBTER MAIOR PRECISÃO.



ATIVIDADE REALIZADA COM MADEIRA VASADA MUITO IMPORTANTE PARA CRIANÇA EM FASE PRE ESCOLAR


pegar bolinhas de isopor dentro de uma bacia com agua utilizando uma peneirinha ou colher mais funda

ADAPTAÇÃO EM OBJETOS DE USO DIÁRIO

Para trabalharmos atividades de vida diaria com pacientes que apresentam dificuldades na movimentação do punho, podemos colocar engrossadores nos cabos de vários objetos, como batom, garfo, digitador de computador, colher, escova de dentes etc ...
Já existe no mercado objetos com essa adaptação, mas normalmente são caros e o efeito de engrossar com EVA ou durepox é o mesmo, também podemos entortar a colher de acordo com o grau de movimentação do punho.veja exemplos

para engrossar a colher e a escova utilizamos pedaço de eva e durex colorido.

este modelo é encontrado no mercado

domingo, 15 de julho de 2012

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA, DISCRIMINAÇÃO DE CORES

ATIVIDADE

Pregar durex colorido sobre uma mesa e pedir a criança para tirar
envolve coordenação motora fina
discrimanação de cores






ATIVIDADE

Com os durex pregado sobre a mesa e as tampinhas ao lado pedir a
criança para arrastar com o dedo a tampinha correspondente a cor do durex pregado
esta atividade envolve coordenação motora fina, discriminação de cores e noção de direção.




ATIVIDADE DE LEVAR A TAMINHA DE GARRAFA ATÉ  A COR CORRESPONDENTE




                                             ABRIR ZIPER DE EMBALAGENS VARIADAS( BOLSAS, EMBALAGENS DE OCULOS, DE PORTA MAQUINA DIGITAL ETC ...)

COLOCAR TAMPINHAS ESCONDIDAS DENTRO DE UMA VASILHA COM ARROZ, FEIJÃO OU OUTROS GRÃOS E RETIRAR COM O AUXILIO DE UMA COLHER, DEPOIS DEIXAR PEGAR NOS GRÃOS PARA ESTIMULAÇÃO TÁTIL E SENSORIAL

sábado, 14 de julho de 2012

DICA PARA USO DO PAPEL ANTES DE ESCREVER, COLORIR ETC

UMA DICA IMPORTANTE

FIXAR A FOLHA DE PAPEL COM DUREX COLORIDO, QUANDO ACRIANÇA APRESENTAR DIFICULDADES EM REALIZAR ATIVIDADES COMO ESCREVER, COLORIR, PINTAR ETC...
VEJA FIGURA ABAIXO.












sexta-feira, 13 de julho de 2012

DICA PARA TRABALHAR COORDENAÇÃO MOTORA E FORMAS GEOMETRICA

PODEMOS DESENHAR AS FORMAS GEOMETRICAS SOBRE UMA PLACA DE ISOPOR OU FAZER AS FORMAS GEOMETICAS COM MASSINHA E PEDIR A CRIANÇA PARA ENCAIXAR PALITOS DE FOSFORO OU DE DENTE (TOMAR CUIDADO COM A PONTINHA DO PALITO DE DENTE)

PARA OTIMIZAR A ESTIMULAÇÃO SENSORIAL DAS CRIANÇAS

PODEMOS UTILIZAR ADAPTAÇOES VARIADAS NA MAMADEIRA OU EM CABOS DE BRINQUEDOS COMO ENCAPAR COM E.V.A, FELTRO OU TECIDOS.
PROPORIONA MAIOR PERCEPÇÃO SENSORIAL PRINCIPALMENTE TÁTIL.

terça-feira, 10 de julho de 2012

adaptação para uso do computador




o Terapeuta Ocupacional está apto a fazer indicação e treino do uso desta tecnologia assistida no uso do computador .
além dessa adaptação nas mãos e punhos existem outros aspectos a serem observados na realização da atividade como postura do tronco, membros inferiores e superiores e outros aspectos ergonomicos.







OBESRVE QUE O BRAÇO DEVE ESTAR NA POSIÇÃO NEUTRA, SEM FAZER FLEXÃO OU EXTENÇÃO DO PUNHO



 Digitar corretamente exige muitas habilidades, mas treinando e digitando da forma correta evita futuras lesões como ler e dort que são as siglas para lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho