terça-feira, 28 de agosto de 2012

ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM PREGADOR DE ROUPA


OS PREGADORES POSSUIM UMA RESISTÊNCIA INTERESSANTE .COM ELES PODEMOS TRABALHAR DISSOCIAÇÃO DE DEDOS, GANHAR AMPLITUDE DE MOVIMENTO E FORTALECIMENTO MUSCULAR DOS DEDOS.

COM CRIATIVIDADE PODEMOS CRIAR ATIVIDADES PRAZEROSAS PARA AS CRIANÇAS:

COLOCAR PEDAÇOS DE PAPEL COM A LETRA DO NOME DA CRIANÇA E PEDIR PARA ELA PREGAR.

PDEMOS CONFECCIONR FORMAS GEOMETRICAS COM EVA SEQUENCIA LÓGICA, QUANTIDADES E CORES.

ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA COM FOCO EM ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA


COLOCAR ÁGUA, AREIA, GRÃOS DE PIPOCA, MILHO ARROZ OU FEIJÃO CRU DE UM COPO OU POTES DE IOGURTE PARA OUTRO.

NESTA ATIVIDADE TRABALHAMOS COORDENAÇÃO MOTORA, NOÇÃO DE DENTRO FORA, ESTIMULAÇÃO TÁTIL COM OS GRÃOS. PODEMOS DESENVOLVER CONCEITO DE QUANTIDADE E CORES, CASO OS POTES SEJEM COLORIDOS.

PODEMOS TAMBÉM COLOCAR GRÃOS VÁRIADOS E COM O AUXILIO DE UMA COLHER COLOCA-LOS EM OUTROS POTES, SENDO ASSIM, COMEÇAMOS A TRABALHAR OS MOVIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO. ATIVIDADE SUGERIDA ABAIXO:
 

ATIVIDADE DE ABRIR VÁRIOS ACESSÓRIOS
COLOCAR CADARÇO NO TÊNIS
PODE SER CONFECCIONADO UM FORMATO DE CALÇADO NO EVA, OU REALIZAR A ATIVIDADE COM O PRÓPRIO CALÇADO DA CRIANÇA
ESTA ATIVIDADE ENVOLVE DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA E DA AUTONOMIA DA CRIANÇA
 
 É IMPORTANTE INCENTIVAR AS CRIANÇAS A PARTICIPAR DA ROTINA DIARIA DA ORGANIZAÇÃO DA CASA, DO QUARTO, DOS BRINQUEDOS. TER PACIENCIA PARA MOSTRAR COMO FAZER E ELOGIAR MESMO QUE NÃO FIQUE TOTALMENTE CORRETO, COM O TEMPO ELAS VÃO SE APERFEIÇOAR.

É MUITO COMUM AS MÃES DE CRIANÇAS ESPECIAIS FAZER MUITO PELA CRIANÇA POR ACHAR QUE ELAS NÃO SÃO CAPAZ ES E ACABAM NÃO OFERECENDO OPORTUNIDADE DE TREINAREM ATIVIDADES SIMPLES DO DIA A DIA, POR EXEMPLO, ESCOVAR OS DENTES OU COLOCAR O TÊNIS, É IMPORTANTE CRIAR UMA ROTINA E TIRAR UM TEMPO EXCLUSIVO PARA O TREINO DA ATIVIDADE DESEJADA.
 
 
 


sábado, 25 de agosto de 2012

RECEITA CASEIRA DE MASSINHA DE MODELAR

COMO FAZER MASSINHA DE MODELAR CASEIRA

Em uma vasilha coloque:

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de sal

1 colher de sopa de óleo

1 xícara e meia de água

Anilina comestível ou pó para suco principalmente aqueles bem baratinhos com cores fortes e vibrantes como os sabores de uva, morango, etc. Também é possível utilizar tinta guache para colorir a massinha.

Como fazer:

Misture primeiramente os ingredientes secos e mexa. Em seguida acrescente os outros ingredientes e a água vá colocando aos poucos.

Amasse bem (peça ajuda da garotada nesta etapa) até obter uma massa homogênea (se necessário, acrescente um pouco mais de água.

Quando a massa estiver desgrudando das mãos e do fundo da vasilha é sinal de que está pronta para a brincadeira.

ATIVIDADES COM MASSINHA DE MODELAR


ATIVIDADES DE MASSINHA DE MODELAR

A brincadeira com massinha de modelar é uma excelente para as crianças.

 Através desta brincadeira é possível trabalhar formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação.

A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formulam hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações.

Também aguça os sentidos como tato e olfato. E imaginando  é que elas criam bolos, salgadinhos , pessoas da família ou colegas ( relações sociais). Um animal e tudo que vier....

PODEMOS TRABALHAR COM MASSINHA COM DIVERSOS OBJETIVOS

Dar a massinha para a criança e deixar livre para fazer o que quiser, com isso, percebemos  a habilidade de criatividade, e com que a criança construir ela vai demostrar suas experiências ou vivencias momentâneas.

QUESTÃO SOCIAL

Também podemos trabalhar o circulo social que envolve a criança, questões sociais e familiares.



 MANIPULAÇÃO COM FORMAS QUE PODEM SER PEÇAS DE BRINQUEDOS, FORMINHAS DE EMPADAS, TAMPINHAS DE GARRAFAS.

Permite que a criança seja desafiada com os encaixes e desencaixes de massinha dentro das forminhas. Trabalhando diferenciação de cores, tamanhos formas etc...

Podemos ter o objetivo de fortalecimentos e dissociação de dedos, pois é uma atividade que envolve coordenação motora.



 

SENSIBILIDADE

A massinha tem o poder de aguçar os sentidos, uma dica importante é colocar grãos de feijão dentro da massinha para a criança tirar.

 
DICA

OFERECER DESENHOS E PEDIR PARA FAZER BOLINHAS E COLAR EM LOCAIS PRÉ DETERMINADO.





COMO FAZER MASSINHA DE MODELAR CASEIRA

Em uma vasilha coloque:

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de sal

1 colher de sopa de óleo

1 xícara e meia de água

Anilina comestível ou pó para suco principalmente aqueles bem baratinhos com cores fortes e vibrantes como os sabores de uva, morango, etc. Também é possível utilizar tinta guache para colorir a massinha.

Como fazer:

Misture primeiramente os ingredientes secos e mexa. Em seguida acrescente os outros ingredientes e a água vá colocando aos poucos.

Amasse bem (peça ajuda da garotada nesta etapa) até obter uma massa homogênea (se necessário, acrescente um pouco mais de água.

Quando a massa estiver desgrudando das mãos e do fundo da vasilha é sinal de que está pronta para a brincadeira.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BRINQUEDOS X DEFICIÊNCIA


BRINQUEDOS X DEFICIÊNCIA


Os brinquedos são sem dúvidas o principal instrumento de aprendizado das crianças, mas sabemos que o brinquedo sem uma estimulação adequada se torna apenas um brinquedo.

Muitos pais de criança especial vão as lojas a procura de brinquedos especiais ou brinquedos para crianças portadoras de determinadas deficiências. O que percebemos é que esse tipo de brinquedo não existe, pois antes de escolhermos o brinquedo devemos primeiramente pensar nas habilidades que a criança tem para tal instrumento. O brinquedo adequado torna-se um recurso importantíssimo no desenvolvimento e na formação da criança, pois aprender brincando é mais gostoso e fácil. Através do brincar a criança explora seu mundo de imaginação, desenvolve sua criatividade e expõe seus sentimentos. Além disso, o brinquedo certo passa a ser um grande aliado dos pais para ajudar na educação dos filhos.
 " NÃO EXISTE BRINQUEDO ESPECIAL O QUE NA VERDADE EXISTE É A ESCOLHA CERTA DE ACORDO COM AS HABILIDADES DA CRIANÇA, O QUE PODEMOS FAZER TAMBÉM É ADEQUAR O BRINQUEDO PARA A CRIANÇA. EXEMPLO, PODEMOS COMPRAR UMA BONECA PARA UMA CRIANÇA COM BAIXA VISÃO E TROCAR A ROUPA QUE VEM SEMPRE COLORIDA POR UMA ROUPA PRETA E BRANCA UTILIZANDO O CONTRASTE PARA FACILITAR A VISÃO. DENTRE OUTROS EXEMPLOS."

Ao comprar um brinquedo é importante observar a descrição do produto e a faixa etária a que corresponde, pois alguns possuem peças muito pequenas, tornando-se perigoso. Devo pensar se a criança tem habilidade para tal brinquedo, pois ao oferecer um brinquedo a uma criança se ela não consegue brincar com ele pode se tornar frustrante e em vez de motiva-la pode criar certo receio de tentar coisas novas até mesmo em outros aspectos de sua vida fora do brincar.

Para pais com crianças com necessidades especiais uma dica é conversar com profissionais da área da saúde, psicólogos, fisioterapeutas educadores e principalmente com Terapeutas ocupacionais para avaliar as habilidades da criança que vão dar dicas de brinquedos mais adequados de acordo com o proposito de aprendizagem.

Todo brinquedo leva a uma aprendizagem, e como toda aprendizagem pode ser positiva ou negativa. Devemos estar atentos, pois existem brinquedos que desenvolvem experiências negativas no aprendizado das crianças.

Quando os brinquedos não correspondem com as habilidades ou faixa etária dos filhos, em vez de um caráter pedagógico podem ser destrutivo e até mesmo violento.

para solicitar dicas de brinquedos insira um comentário