quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA A CRIANÇA

 
 
  1. A escrita começa a fazer parte da vida das crianças desde muito cedo quando lhe dão a oportunidade de segurar seu primeiro lápis. E treinando com os rabiscos de repente surgem as primeiras letras, surge também o inicio de um treino motor que vai ajudar a criança a desenvolver melhor sua coordenação motora manual.
    Com essa atividade também observamos que ao escrever a criança começa a memorizar melhor o conteúdo apresentado, portanto se a criança tem dificuldade de escrever observamos também dificuldade de memorizar.
    Nesses casos os professores devem ficar atentos e indicar uma avaliação com o terapeuta ocupacional para avaliar o que esta causando essa dificuldade da escrita. Em alguns casos podem aparecer baixo tônus muscular no membro superior ou mais especifico da mão e dedos, dificuldade s intelectuais, sensoriais ou outros.
    Algumas crianças vão precisar de uma abordagem diferenciada para melhorar na escrita e o professor é uma das pessoas mais importantes nesse processo, utilizando um ensino adaptado a cada necessidade do aluno juntamente com um apoio dos profissionais da saúde.
    Um bom exemplo são os adaptadores de lápis, podemos engrossar o cabo do lápis para facilitar a preensão utilizando EVA  ou  um pedaço de espuma tipo espaguete de piscina.
    Qualquer criança pode progredir. Basta ensinar com interesse, atenção e amor.
 
 
 
 
dicas
 
Quando a criança for escrever preste bastante atenção na postura, pois ela pode influenciar na coordenação motora, na letra na permanencia da criança na atividade entre outros
 
 
 

Quando a criança for ainda pequena já ofereça papel e lápis, canetinhas ou giz de cera para ela se familiarizar com estes objetos
 
 
Incentive a escrever e mesmo que ela só rabisque sempre use a expressão" que bom que você desenhou , ou que bom que você escreveu, pois escrever e desenhar todos dão importância e o rabisco sempre é menos valorizadio perante a sociedade.
 
 
Sempre que puder leia com as crianças, para ela e com ela.
 
 
Ao ler uma historia para criança deixe ela participar, perguntando sobre os desenhos, quem era quem isso motiva a criança a prestar atenção e querer permanecer na atividade.
 

 
 
 
 
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

COMUNIÇÃO ALTERNATIVA USANDO TABLETS

 
Já estou trabalhando com o sistema de comunicação alternativa para tablets chamado livox. é um sistema fantastico que auxilia pacientes que possuem dificuldades na fala ou na  escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
 Desenvolvido por Carlos Pereira na Reamo Beike, o sistema tem ajudado pacientes que não conseguem se comunicar a viverem uma vida mais digna e significativa.

Indicação

percebemos que esse programa é indicado para pacientes que tenham diagnostico de
 
  • Esclerose Lateral Amiotrófica

  • autismo
 
  • Esclerose Múltipla

  • Pacientes que fazem uso de Traqueostomia

  • Paralisia Cerebral

  • Sequelas de Derrame Cerebral (AVC ou AVE)

  • Quaisquer outras patologias que influenciem a fala

  • mas como o programa é bem completo e aberto percebemos que é adaptavel a outras patologias ou defcits de acordo com o que se deve trabalhar com cada paciente. para maiores informações entre em contato Mirian( 31) 88772662

    METODO DE TRATAMENTO PADOVAN


    Metodo de tratamento criado por  Beatriz Padovan segue site oficial http://www.metodopadovan.com.br/beatriz_padovan.html

    O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.

    Uma terapia clássica de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.

    O Método Padovan recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento. É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso depois que perdeu suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc.

    A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados. Para ser aplicado, o Método Padovan não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito, e pode ser aplicado em consultórios, em leitos, UTI´s de hospitais e também a domicílio.

    Como Funciona:


    O Sistema Nervoso é o principal mediador e modulador das diversas atividades humanas. O homem possui um programa genético, mas para torná-lo efetivo, necessita de estimulação e meio ambiente adequados. Após o nascimento, o bebê passa por etapas neuro-evolutivas bem determinadas, que vão promover o amadurecimento e a integração de todo o Sistema Nervoso. Este processo vai permitir ao indivíduo alcançar um bom desempenho sensório-motor, de fala, de linguagem, psíquico e cognitivo.

    Em terapia são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando pelas etapas, passo a passo, do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios de reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). As funções orais são consideradas pré-lingüísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem.

    Utiliza-se esta abordagem terapêutica para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial.
    Pode ser aplicada como método curativo, preventivo ou de manutenção do Sistema Nervoso

    Quando Aplicar

    Utiliza-se o Método Padovan de Reorganização Neurofucional para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas, ou ainda para preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial e que, por falta de estímulos ou por outro motivo qualquer, não tenha tido a oportunidade de se manifestar. É um Método que pode ser aplicado como:

    • Reabilitação: nos vários casos patológicos do Sistema Nervoso, além de casos em que o indivíduo não esteja alcançando seu desenvolvimento normal seja ele motor, de fala e linguagem, de aprendizagem ou de atraso do desenvolvimento neuro-psicomotor.

    • Prevenção/Manutenção: de todas as funções. Melhorar o desempenho motor e cognitivo, por exemplo, memória, criatividade e prática esportiva. É excelente também em geriatria, quando o indivíduo vai perdendo as suas competências.

    O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional é indicado para todas as idades nos seguintes casos:

    Distúrbios Motores:

    • Paralisia Cerebral (PC)
    • Descoordenação Motora Global e Fina
    • Dispraxias
    • Acidente Vascular Encefálico (AVE)
    • Traumatismo Craniano
    • Etc.

    Distúrbios de Fala e Linguagem:

    • Distúrbios articulatórios em geral (trocas, omissões e substituições de fonemas, afasias motoras e sensoriais, atraso de linguagem, gagueira e etc.)
    • Distúrbios de Aprendizagem: déficit de atenção e concentração, dislexia, discalculia e disgrafia.
    • Motricidade Oral: respirador bucal ou oral, deglutição atípica, disfagia (dificuldade para deglutir ) e maus hábitos orais.

    Distúrbios Neuro-motores e Síndromes:

    • Doenças degenerativas do Sistema Nervoso
    • Parkinson
    • Alzheimer
    • Demências
    • Síndrome de Down
    • Síndrome do Pânico

    Distúrbios Neuropsiquiátricos

    • Autismo
    • Hiperatividade
    • Depressão crônica

    Pacientes em UTI

    • Disfagias
    • Coma