quinta-feira, 25 de junho de 2015

DISFUNÇÃO SENSORIAL

Os pais devem ficar atentos as respostas sensoriais que os filhos apresentam: todos nos temos e sentimos estimulos a todo tempo, mas quando a criança nega pegar algo ou chora quando toca em determinada textura, pode ser um sinal de alerta.
Também quando a criança não apresenta reações ao tocar , inclusive a diminuição ou falta da sensibilidade podem gerar sérias consequencias, como queimaduras e machucados.
Todos temos dificuldade em processar determinados estímulos sensoriais (um certo toque, olfato, paladar, som, movimento, etc) e todos temos preferências sensoriais. Só se torna um transtorno do processamento sensorial, quando estamos em extremos do continuo, ou seja, torna-se uma "experiência perturbadora”, com flutuações imprevisíveis e com um impacto significativo sobre a capacidade de desenvolvimento ou funcionamento diário.
É essa ruptura que gera uma disfunção neurológica chamada Distúrbio do Processamento Sensorial.




Uma Perturbação Sensorial poderá:
- Afectar o comportamento da criança (ex: impulsivas, desatentas, distraindo-se facilmente);
- Prejudicar os seus movimentos (nível de actividade alto ou baixo, descoordenado ou desajeitado, caindo e tropeçando frequentemente);
- Influenciar a sua capacidade de aprendizagem (dificuldade em concentrar-se, perturbar-se com os ruídos, distrair-se com estimulação visual);
- Influir na sua relação com os outros e a sua auto imagem (dificuldade em relacionar-se com crianças da mesma idade, demasiado sensíveis ou críticos, demasiado ansiosos ou receosos, tendendo a isolar-se ou frustrar-se facilmente); Pode impedir uma criança de brincar e de experienciar as interacções fundamentais para a aprendizagem e interacção social.

O  medo, ansiedade ou desconforto que acompanha estas situações quotidianas podem perturbar significativamente as rotinas diárias no ambiente familiar. Além disso, os ambientes escolares e sociais podem conter estímulos físicos que muitas vezes causam sofrimento significativo a essas crianças.



SE HOUVER DUVIDAS PROCURE UM TERAPEUTA OCUPACIONAL